quinta-feira, 11 de abril de 2013

CUIDADOS COM A PELE EM DIAS QUENTES



 Olá queridas, hoje resolvi falar sobre algo importante, a forma como devemos cuidar da nossa pele nestes dias quentes. Certos dias exigem um cuidado maior com a pele, mas outros cuidados devemos ter sempre, independente da temperatura.  A ordem é se proteger mesmo, portanto recorra também a chapéus, bonés e óculos de sol. Olhos desprotegidos podem desenvolver catarata no futuro.





1 - A primeira dica serve para a vida inteira: USE FILTRO SOLAR!  Lave o rosto pela manhã e aplique filtro solar para passar o dia (ele deve ter no mínimo FPS 15), se você usa maquiagem, use o protetor solar primeiro, deixe a pele harminizar, absorver o mesmo e depois aplique a maquiagem, se sua pele é oleosa procure usar um filtro especifico para rosto e para pele oleosa. À noite, lave o rosto novamente e use um hidratante, que pode conter vitamina C, DMAE, aloe vera e ácido hialurônico. Para quem curte uma praia, use um filtro solar mais forte. Como regra geral, peles claras pedem FPS 30 e peles morenas FPS 20.
 

OBS.: Isso porque os raios UV penetram com muita facilidade na pele fina e sensível do rosto, provocando o envelhecimento precoce. Como se sabe, o sol é o inimigo número 1 da pele. Além disso, mesmo se ficar em casa use protetor, pois até a luz artificial das lâmpadas causam danos à nossa epiderme. 



2 – Faça limpezas de pele e esfoliações sempre que necessário, o ideal é fazer uma limpeza de pele mais profunda uma vez ao mês ou bimensalmente, para ter uma pele sempre lisinha, uniforme e livre de cravos e espinhas. No entanto, caso isso não seja possível, faça semanalmente no rosto uma esfoliação caseira com mel e açúcar ou qualquer outro esfoliante profissional. Já melhora bastante o aspecto da pele. Vejam o passo a passo de como fazer uma limpeza de pele já postada aqui conosco neste link:



3 – Nunca durma com maquiagem, não importa se você passou muita ou pouca maquiagem, se está morrendo de sono ou cansaço: nunca se esqueça de tirar TODA a maquiagem antes de dormir, com água, sabonete neutro e demaquilante. O resíduo desses produtos obstrui os poros e causa danos à pele do rosto, como o surgimento de espinhas.



4 – Nunca tenda para o excesso, banhos muito longos e quentes, excesso de cosméticos e excesso de limpeza podem prejudicar bastante a sua pele. No primeiro caso, a água muito quente pode causar o ressecamento e descamação da pele. Já o uso excessivo de cosméticos pode obstruir os poros, deixando a pele sem vida e oleosa. E quem limpa a pele com sabonetes ou espumas muitas vezes ao dia corre o risco de deixá-la super ressecada. Portanto, nada é bom em exagero. Siga sempre as dicas dos fabricantes e não cometa esses erros.



 5 - Beba bastante água, todo mundo já sabe, mas quase ninguém faz. É muito importante beber pelo menos 2 litros de água por dia, para repor o líquido que perdemos e manter nosso corpo hidratado. Não adianta usar cremes caros se você não der a sua pele os líquidos que ela necessita para eliminar as impurezas do organismo.



6 - Não esqueça os pés e as mãos. Os pés tendem a ficar mais ressecados no verão pelo uso de sapatos abertos, chinelos e sandálias. Passe uma lixa logo após o banho para remover o excesso de pele e, em seguida, um hidratante, que pode ser um pouco mais grosso do que o usado no corpo. Os que contêm ureia e ácido lático são mais eficientes.
As mãos devem ser protegidas diariamente (principalmente o dorso) com um filtro solar de, no mínimo, FPS 15. O mais importante no verão não é o ressecamento (este é típico do inverno), e sim a frequente exposição do dorso das mãos à radiação solar - no carro, na praia, na rua. Ao lavá-las, reaplique o protetor. Isso ajuda a retardar o aparecimento de sardas, que se intensificam com o tempo. Com o passar dos anos as mãos tornam-se manchadas pelo sol da vida inteira.




7 – Tenha uma dieta equilibrada, lembre-se: uma pele bonita e saudável começa pela saúde do indivíduo. Por isso, manter uma dieta equilibrada é fundamental. Frutas, verduras e legumes variados devem estar inclusos nesse cardápio. Evitar o excesso de gorduras, frituras, sal, açúcar e bebida alcoólica também colabora para uma pele mais bonita. Cereais e proteínas magras também são boas pedidas. Invista numa alimentação melhor e veja os resultados.





8 – Durma o suficiente, dormir pouco ou privar-se do sono tem um efeito direto no aspecto visual do seu corpo e pele. Nunca reparou que alguém que passou a noite sem dormir fica com um aspecto desgastado e pouco saudável? É que durante o sono que o corpo se restaura e recupera a energia, e isso reflete diretamente no aspecto da sua pele. Procure dormir pelo menos 7 a 8 horas diariamente.





AME-SE, CUIDE-SE: SEMPRE!

Um comentário:

Olá meu amores, obrigada pela visita e pelo comentário!
Grande Beijo do Clube das Dondocas!