segunda-feira, 23 de julho de 2012

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SABONETE FACIAL E CORPORAL?


Quando compramos sabonetes, principalmente os líquidos, sempre há descrito na embalagem : Facial ou Corporal. Até ai é bem simples, o facial usamos no rosto e o corporal no corpo, mas, por que devemos usar um sabonete especifico para cada área do corpo? A resposta para esta pergunta também é simples, a pele facial é diferente da pele corporal. A pele do rosto é mais sensível e normalmente precisa de um tipo de sabonete especifico que o sabonete utilizado no corpo. Nós usamos o correto? Sabemos porque usamos ele, ou simplesmente usamos???

A maioria das pessoas ainda usam o mesmo sabonete para lavar o rosto e o corpo, embora alguns contenham as mesmas substancias e ingredientes, ha diferenças entre eles, os da face por exemplo possuem menos substâncias que podem causar irritação aos olhos, eles não são cáusticos, possuem ação mais suave na pele devido aos surfactante, substancias que uma pele precisa, e a outra não, isso porque a pele do rosto é diferente da do corpo, uma pode ser oleosa, enquanto a outra não, e assim sucessivamente.  O sabonete precisa ter ativos que desengordurem a pele corretamente, por isso ele precisa ser especifico ao tipo.

 

Durante o dia, a pele acumula sujeira e células mortas, que devem ser removidas. O acúmulo desses resíduos e o excesso de secreção sebácea são os responsáveis pelos indesejáveis pontinhos pretos no rosto, os cravos. Para se ver livre deles, nada melhor que uma lavagem completa, com o tipo de sabonete correto. Existem 3 tipos de higienizadores para a face, que produzem diferentes efeitos na pele, que são os:

Sabonete - Tendem a ser os preferidos por deixarem uma sensação agradável de limpeza depois que são enxaguados. Podem se apresentar de diversas formas, como: sabonetes líquidos, em barra, em creme, em espuma ou em gel. Podem ter diversas indicações, dependendo da finalidade e dos componentes utilizados em cada um: pele oleosa, pele acneica, pele sensível, pele seca...

Loções - As loções de limpeza tendem a ser os higienizadores faciais mais suaves porque possuem pouco surfactante e podem ser removidos com algodão ou lenços faciais ao invés de serem enxaguados. Como não sofrem enxágue, podem deixar substâncias que ajudam a tratar a pele, como emolientes e anti-oxidantes. Geralmente se apresentam sob a forma de cremes e loções e são muito utilizados para a remoção de maquiagem e por pessoas com pele sensível.

Esfoliantes - Estes limpadores contém ingredientes (grãos) que tem ação física sobre a pele, ajudando a remover células mortas presentes na sua superfície e dando a sensação de uma pele mais macia e regular. O tipo de grão utilizado determina se o esfoliante será mais ou menos abrasivo. No entanto, devem ser usados de forma muito suave, sem fazer força sobre a pele, devido ao risco dos grãos presentes no produto provocarem irritações na pele. São mais indicados para pessoas com a pele oleosa e com tendência à formação de cravos.



Como devo fazer a limpeza de minha pele facial?

1º- Usar o sabonete especifico para meu tipo de pele facial

2º- Esfoliar a pele ( uma ou duas vezes por semana é suficiente)

3º- Tonifica-la.

4º - Hidratante especifico ao tipo de pele

Importante - Quando precisamos retirar a maquiagem, o recomendado é utilizar primeiro um demaquilante, e só depois o sabonete, Tonico e hidratante. Vale resaltar que muitas pessoas não hidratam a pele pois acreditam que por terem pele oleosa não é preciso, mas este pensamento está errado, toda pele precisa de hidratação, Ok!

2 comentários:

  1. ADOREI a matéria!
    verdade...vejo mto gente falando que pq tem a pele oleosa não hidrata! totalmente errado né!!!!

    beijoss

    ResponderExcluir
  2. è verdade, a maioria das pessoas usam o mesmo sabonete do corpo do rosto. Otima a postagem!

    Bjus Lú.

    Andreia

    ResponderExcluir

Olá meu amores, obrigada pela visita e pelo comentário!
Grande Beijo do Clube das Dondocas!