sábado, 23 de junho de 2012

VAMOS COMEMORAR O SÃO JOÃO !?!


Esta festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial, nesta época havia grande influencia de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Cada elemento desta festa possui uma origem e função, as quadrilhas por exemplo possuem origem francesa, os camponeses trouxeram-na para o Brasil, dançavam para agradecer pela safra, e até hoje alguns passos são puxados em língua francesa, como anarriê, avancê e tour. A fogueira simboliza proteção contra os maus espíritos, cada santo possui sua fogueira, a redonda é de São João, a quadrada de Santo Antônio e a triangular de São Pedro. Os fogos possuem origem da China, como forma de agradecer pelas colheitas, também é elemento de proteção além de servir para acordar São João com o barulho. Assim como as comidas, que também são formas de agradecimento pelas plantações, o casamento matuto serve como sátira ao casamento tradicional, os balões que indicam o inicio das festividades, a lavagem dos santos, o pau de sebo e as simpatias frequentes neste período. O Brasil como um todo comemora está data, mas a região nordeste possui maior expressão, por possui uma cultura mais intensa ligada a plantações, colheitas e Santos Católicos.

Nesta época gostamos de nos vestir de caipira, usando vestidos coloridos, chapéu de palha, laços, lenços e uma maquiagem bem carregada, pra dá impressão de caipira. A maquiagem normalmente possui cores como rosa e vermelho, bastante blush e pintinhas na bochecha.






Aproveite o São João, brinque e se divirta com sua família e amigos, vista-se a carater e faça uma mega maquiagem caipira.



Feliz São João a todas as dondocas!

Beijos...!

3 comentários:

  1. Oi Lú, Feliz são joão pra vc tbm amore!

    Xero pra todos ai!

    Andreia.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro festas de são João! uma das melhores épocas do Ano !

    vidasuperpink.blogspot.com.br
    Tem sorteio no blog, Visita e Participa!

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  3. Ai tem coisa melhor que festa de São João???
    Eu adoro!!!!
    Feliz São João pra vc também linda!!!!
    Beijos...
    PS:to seguindo!
    costumesfemininos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá meu amores, obrigada pela visita e pelo comentário!
Grande Beijo do Clube das Dondocas!